WhatsApp Subir

Blog

Papel do síndico: confira 5 tarefas que são desempenhadas!

19/10/2021 às 14h35

O papel do síndico no condomínio vai além de administrar as contas do prédio, mas há alguns assuntos que saem do seu escopo e são de responsabilidade da administradora. Por isso, sempre surgem dúvidas na hora de conversar com o responsável. 

Para que você entenda de uma vez por todas, preparamos este post explicando o que, de fato, é tarefa do síndico do seu prédio. Leia até o final e descubra as 5 principais!

 

A importância do papel do síndico no condomínio

 

Organizar as contas, representar o condomínio, zelar pelo patrimônio, entre outras tarefas. O papel do síndico é tão importante que não dá para imaginar condomínio organizado sem a liderança de um. 

Ainda é ele quem vai cuidar dos casos internos, como conflitos, cobranças, manutenções e contrações, além de ser porta-voz dos moradores em ações externas. Por isso, é um ator fundamental para qualquer edifício.

Confira abaixo 5 das principais tarefas desempenhadas pelo síndico!

 

1. Gerenciar gastos e compras

Em primeiro lugar, é imprescindível que o síndico desempenhe um papel de gestor financeiro. Isso passa, principalmente, pela elaboração de orçamento anual e além, é claro, de agir com transparência. 

O dinheiro do condomínio, se bem administrado, pode servir de caixa para melhorias e contratações, visando a uma melhor qualidade de vida dos moradores.

 

2. Zelar pelo patrimônio

O condomínio é um bem que pertence aos condôminos e precisa ser zelado. Por isso, é papel do síndico observar possíveis problemas na estrutura do prédio, além de atender a demanda dos moradores referentes a manutenção preventiva com regularidade. Assim, evita-se a desvalorização do imóvel e possíveis acidentes.

 

3. Representar o condomínio

O síndico é quem representa os moradores fora do prédio. É normal acontecerem, por exemplo, reuniões com a administradora do condomínio, audiências na justiça, entre outras questões. Por isso, ciente da opinião da maioria, cabe ao síndico dar voz às necessidades e decisões acordadas em conjunto com os condôminos.

 

4. Mediar conflitos

O papel de liderança exercido pelo síndico é importante também para mediar conflitos. Afinal, desentendimentos entre vizinhos podem ser contornados antes de virar algo sério. 

Por isso, o síndico precisa estar ciente de possíveis conflitos entre moradores e visitantes do condomínio. Sendo assim, é responsável por possível agravante se for comprovada a falta de atitude.  

 

5. Cobrar os inadimplentes 

Há quem esquece e atrasa ou, simplesmente, não quer pagar as taxas do condomínio aprovadas em assembleia. E, para resolver esse problema, podem ser abertas ações na justiça contra os devedores para pagamento em juízo. 

No entanto, é tarefa do síndico tentar contato para fechar um acordo, de forma amigável, com o mau pagador antes de encaminhar o caso.

 

O papel do síndico atinge vários pontos além das contas do condomínio. Por isso, a importância de escolher uma pessoa responsável e íntegra para o cargo. Com isso, o condomínio ganha em organização, zelo e agilidade para gerenciar pequenos conflitos.

 

Portanto, na hora de cobrar posição do síndico, saiba quais de fato são tarefas de sua responsabilidade. Moradores conscientes ajudam na construção de uma vida tranquila de um condomínio organizado.

Com a estrutura física do seu imóvel, não se brinca. Conheça a importância da manutenção preventiva em apartamentos.

 

Siga-nos no Instagram!