Plantas em casa: 5 formas práticas e criativas de incluir nos ambientes
30/11/2020 às 20h04
Com a popularização do estilo urban jungle, ter plantas em casa se tornou uma tendência de decoração, tanto para quem curte um estilo mais clássico quanto para os mais modernos, já que é possível utilizá-las de diversas maneiras. No entanto, antes de levar vegetações para dentro de sua casa, é fundamental fazer um planejamento e conhecer quais as melhores opções para suas condições. Por isso, se você quiser saber como escolher as plantas mais adequadas para o seu ambiente, confira as 5 dicas que nós damos abaixo!
1. Conheça plantas adequadas para ambientes internos
É muito importante lembrar que as plantas são seres vivos e, assim sendo, que precisam de algumas condições ideais para sobreviver. Se você não levar isso em conta, pode acabar se frustrando com folhas secas ou até mesmo com a morte de sua plantinha. Dessa forma, antes de escolher seus exemplares, conheça as condições de iluminação e ventilação dos seus ambientes. Além disso, também considere o nível de cuidados que elas exigem. Opções como os cactos e a espada-de-são-jorge, por exemplo, requerem muita luz e pouca atenção quanto às regas. Já as floridas costumam exigir mais dedicação e controle das regas e da adubação.
2. Invista nas folhagens
Antes restritas aos ambientes externos, as folhagens ganharam o coração dos decoradores e hoje em dia são muito bem-vindas no interior das casas. Nesse sentido, saiba que há opções muito variadas, desde as pequenas e discretas, como o buxinho, até as folhagens grandes, que ocupam bastante espaço físico e visual, como é o caso das palmeiras ou da costela-de-adão.
3. Aposte em plantas suspensas
Se você tem crianças ou animais, ter plantas em casa pode ser um desafio, tanto por uma questão de segurança quanto de manutenção. Uma forma de driblar esse problema é apostando nas plantas suspensas, como samambaias ou jiboias. Com isso, você garante que elas estarão longe do alcance sem perder a chance de usá-las na decoração.
4. Dê mais cor ao ambiente com flores
Além das folhagens, as flores também podem fazer parte da decoração de sua casa! Para tanto, você criar seus próprios arranjos, a partir da combinação de flores de corte, ou apostar em espécies floridas em vasos, que têm uma durabilidade muito maior. Não se esqueça de combinar as cores e o tipo das flores com o restante do visual da sua casa. Orquídeas e rosas, por exemplo, são perfeitas para quem tem um estilo mais clássico. Já as kalanchoes, que apresentam grande variedade de coloração, podem ser perfeitas para casas modernas e multicoloridas.
5. Considere construir um jardim vertical
Para quem tem uma varanda pequena ou mesmo um cômodo com pouco espaço livre no chão, uma excelente ideia é construir um jardim vertical. Para tanto, você pode se valer de prateleiras ou até mesmo de suportes específicos, vendidos em lojas de jardinagem. Caso você opte por usar prateleiras, é mais seguro investir em tipos mais leves, como as ervas aromáticas. Sendo assim, que tal aproveitar a oportunidade para ter uma pequena horta e consumir temperos diretamente do seu jardim particular? Como você acabou de ver, as plantas são muito versáteis e é possível levá-las para dentro de casa de diversas formas. Sendo assim, descubra quais são as espécies mais adequadas para seu caso e inove em sua decoração! Depois de descobrir como ter plantas em casa, que tal ficar por dentro de mais dicas sobre decoração e organização? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em seu e-mail!