Blog

O que devo considerar ao escolher uma mesa de jantar?

10/11/2021 às 20h02

A sala de jantar é um dos cômodos mais importantes do apartamento. É nela que sua família realiza refeições e outros momentos especiais com parentes e amigos, como confraternizações. Por isso, é importante conhecer o que considerar na hora de escolher uma mesa de jantar!

Dúvidas sobre qual tipo e tamanho de mesa de jantar comprar? No texto de hoje, você vai descobrir os principais aspectos deste item essencial de todo lar. Confira a partir de agora como fazer a escolha certa!

Como escolher uma boa mesa de jantar?


Além de outros critérios, a mesa de jantar precisa estar em harmonia com o tamanho do apartamento e o restante das mobílias. Dessa forma, escolhendo do jeito certo, você evita problemas de circulação entre os espaços do imóvel e proporciona uma melhor experiência para os convidados ou moradores na hora das refeições e eventos especiais.

Descubra o que levar em consideração na hora de escolher uma boa mesa de jantar!

 

Tamanho


O tamanho da mesa pode atrapalhar o conforto na hora das refeições. Por isso, o primeiro passo é observar o tamanho da mesa em relação ao espaço da sala. Não é legal ficar espremido ou incomodado com a presença muito próxima de outra pessoa.

No entanto, um outro detalhe pode interferir na largura e comprimento da mesa de jantar: a sua função. Pois, a depender da necessidade da família, é necessário adquirir uma mesa maior e mais espaçosa, visando a usá-la para outras finalidades.

Funcionalidade


A funcionalidade é um aspecto que deve ser considerado na escolha de qualquer móvel do apartamento. E essa regra também vale para a mesa de jantar. Pensar a função dessa mobília pode ajudar na praticidade do dia a dia. Sendo assim, por exemplo, ela pode servir de espaço para o home office ou atividades infantis.

Essas características valem, principalmente, para apartamentos mais compactos devido à necessidade de ter móveis desempenhando mais de uma função. Por isso, antes de comprar, se atente à utilidade funcional.

Formato


Os formatos retangular, quadrado, redondo e oval são os mais escolhidos para as mesas de jantar. A dica é escolher de acordo com o espaço. Para ambientes menores e quadrados, a redonda é a mais indicada. Mas, se a ideia é acolher mais pessoas, as quadradas podem acomodar até 8 pessoas.

Mesas retangulares menores também combinam com salas de jantar mais compactas, desde que o ambiente seja do mesmo formato da mesa.

Design


Por último, uma dica extra! Em relação ao design da mesa, as cadeiras surgem como ponto principal de harmonização. Por isso, para ter um conjunto completo de design bonito e não se arrepender depois, considere escolher e adquirir mesas e cadeiras juntas.

 

A mesa de jantar é um dos móveis indispensáveis em qualquer lar. Como visto no texto de hoje, há aspectos importantes que precisam ser considerados antes da compra. Pois, a escolha errada pode significar ambientes apertados, desconfortáveis e sem praticidade para refeições, eventos especiais e outras funções.

 

Por falar em decoração e mobília dos espaços do apartamento, você sabe quais são os principais estilos de quarto infantil? Leia também nosso post sobre esse tema.

Siga-nos no Instagram!