Blog

Descubra como poupar dinheiro para comprar um segundo imóvel

27/10/2021 às 08h59

O investimento em imóveis é uma das formas mais seguras para ter bons resultados e aumentar o seu patrimônio. Por isso, quem busca segurança patrimonial opta por poupar dinheiro para comprar um segundo imóvel. 

No entanto, nós também sabemos que, em um cenário de crise, é mais complicado fazer economia. Mas isso não quer dizer que é algo impossível!

Neste post, você vai descobrir 5 dicas essenciais para conseguir poupar dinheiro para investir em um novo apartamento. Confira!

 

Por que comprar um segundo imóvel?

 

Há dois motivos principais para quem decide comprar um segundo imóvel. Em primeiro lugar, esse modelo de compra é indicado para quem deseja ter um imóvel como um ativo financeiro. Por outro lado, o segundo imóvel pode ser importante também para quem precisa de um novo apartamento para servir como apoio para o trabalho.

Saiba como poupar dinheiro para comprar um segundo imóvel com estas 5 dicas!

 

Organize as contas

 

Para entender onde poupar, é importante saber como anda os seus gastos. Por isso, para essa tarefa, é importante sentar com a família e organizar o orçamento da casa. É aí que entra a elaboração de um bom planejamento financeiro.

Ele serve principalmente tanto para identificar e eliminar gastos desnecessários quanto para quitar dívidas pendentes que acabam sugando a renda mensal da família.

 

Evite gastos desnecessários

 

Ter inteligência financeira é entender que até os pequenos gastos fazem a diferença no fim do mês. Principalmente, para quem tem como projeto de vida a compra de um segundo imóvel. No entanto, é possível poupar sem abrir mão da qualidade de vida.

Tenha em mente que alguns gastos do dia a dia podem ser evitados ou reduzidos, como, por exemplo: energia, água, planos de assinatura. Além disso, você pode ser criativo e escolher modos de se divertir mais baratos.

 

Quite dívidas pendentes

 

Um dos maiores vilões da vida financeira de uma família são as dívidas. E com elas existem dois problemas principais. O primeiro deles é uma parte da renda comprometida todo mês para pagar os débitos. Assim, sugando um valor que poderia ser investido.

Há também outra desvantagem em ter dívidas pendentes: a falta de crédito na praça. E, sem ele, fica difícil encontrar uma boa instituição financeira disposta a firmar um acordo de financiamento com você.

 

Crie uma reserva para gastos adicionais

 

Ninguém está livre dos gastos que surgem sem avisar. Essa regra vale, inclusive, para quem tem filhos e bens materiais, como automóveis. Por isso, poupar também é se precaver desses pequenos custos “invisíveis”. A dica é criar uma reserva de emergência para esses casos.

Mas não se esqueça de investir o dinheiro dessa reserva em renda fixa com liquidez. Assim, o dinheiro rende e você pode tê-lo disponível quando precisar.

 

O sonho de comprar um segundo imóvel pode ser acelerado com hábitos financeiros mais saudáveis. Com eles, é possível se organizar e planejar uma compra. Além disso, ter educação financeira faz com que você tenha mais consciência do seu dinheiro. Assim, elimina os gastos desnecessários, paga as dívidas pendentes e poupa para investir em imóveis com mais segurança.

Conheça os nossos empreendimentos em Maceió e invista em um segundo imóvel.

Siga-nos no Instagram!