O que é decoração têxtil? Conheça os principais itens!
12/10/2021 às 13h34
O uso de tecidos nos itens decorativos proporciona mais modernidade para os ambientes do apartamento. Em alta no mercado, a decoração têxtil já ganhou a preferência dos moradores e vem sendo requisitada nos novos projetos de design de interiores.
Mas sabia que dá para mudar o visual dos cômodos da sua casa hoje mesmo, inclusive reaproveitando tecidos? Neste post, você vai descobrir quais itens e mobílias podem ser transformados com a decoração têxtil.
Confira tudo a partir de agora!
Como utilizar a decoração têxtil nos objetos da casa?
Por se tratar de decoração com tecidos, as possibilidades de combinação não têm fim. É possível usar e abusar de cores, estampas e tipos de acordo com o seu gosto. Além, é claro, de reaproveitar roupas sem uso, por exemplo, para aplicação nos itens.
Conheça agora os principais itens para decorar com este estilo de decoração!
Móveis
Tecido e móveis, uma combinação perfeita. Cabeceira de cama, poltronas e assentos são exemplos dos que podem receber a decoração. Nos quartos, recomenda-se o uso de tecidos naturais, como o algodão e o linho, pois são mais macios e confortáveis.
Porém, um detalhe importante: para os tecidos dos móveis da cozinha, é recomendável impermeabilizá-los para proteção contra sujeiras, gorduras e líquidos.
Quadros
Não é uma regra, mas a decoração com eles pode agregar valor ao ambiente. Sutis ou marcantes, os quadros dão um toque pessoal na composição final da decoração. E para quem quer fugir do lugar-comum, a decoração têxtil pode ser utilizada ao invés do quadro de fotografias ou pintura.
Para confeccionar um do seu estilo, cole o tecido de sua preferência em uma tela para pintura. Há também outros modelos mais sustentáveis, usando papelão, entre outros materiais.
Almofadas
Se o objetivo da sua decoração é deixar o espaço mais aconchegante, esse item não pode faltar. Sim, estamos falando das almofadas e suas capas de tecido. E, apesar de comum, é possível ousar na combinação das cores. Cores vibrantes em ambientes com tons frios, por exemplo, imprimem a sua personalidade no ambiente.
Mas atenção! Fique atento à durabilidade do tecido. Para casas com animais de estimação e crianças, escolha tecidos mais resistentes.
Vasos
Decoração têxtil em vasos? Sim. De plástico ou cerâmica, esses itens podem receber a aplicação de tecidos. Aqui, a dica é: sustentabilidade. Em vez de jogar fora vasos velhos ou com pequenas rachaduras, reutilize-os, aproveitando também tecidos estampados que você já tenha em casa.
Em alguns casos, use cola quente, em vez da branca, para fixar melhor o tecido na superfície do vaso e use a criatividade.
Os ambientes do seu apartamento podem ganhar características modernas com o uso da decoração têxtil. Como visto no texto de hoje, além das vantagens de dar um novo visual aos espaços, você ainda consegue reaproveitar os tecidos, barateando o custo ao decorar e ajudando o meio ambiente.
Plantas no apartamento? Descubra o jeito certo de cultivá-las e incremente a decoração do seu com um toque natural.