Notice: Undefined variable: slugPostMetaTags in /home/defaultwebsite/public/common/php/snippets/footer.php on line 59 Delman - Perfeito para o seu viver - Como armazenar roupas? 5 dicas para melhorar a conservação!
WhatsApp Subir

Blog

Como armazenar roupas? 5 dicas para melhorar a conservação!

16/12/2021 às 19h15

Com a chegada do verão, algumas peças do vestuário ficam sem uso. Além disso, outras, que compramos para ocasiões especiais, são utilizadas poucas vezes durante o ano. E quando o assunto é conservação, sempre surgem dúvidas de como armazenar roupas de forma correta. 

Para tirar suas dúvidas e ajudar na conservação das suas peças, preparamos uma lista de passos para armazenar do jeito certo. Continue lendo o texto de hoje e conheça as 5 dicas!

Como armazenar e conservar as roupas fora de estação?


Para armazenar as suas roupas corretamente, são necessários alguns cuidados básicos e essenciais. Pois, a prática feita de qualquer maneira pode colocar a perder peças caras e úteis para o seu dia a dia. Confira abaixo o passo a passo!

1. Lave bem as roupas


Não guardar a roupa suja é a primeira e mais importante regra de como armazenar roupas. Mesmo assim, algumas pessoas podem agir de forma descuidada, esquecendo uma peça suja no guarda-roupas.

Com o tempo, a sujeira, como poeira e ferrugem, por exemplo, podem virar manchas difíceis de serem removidas ou até colocar a peça a perder. Por isso, evite esse mau hábito!

2. Embale do jeito certo


Você conhece aquela expressão: deixe a roupa respirar um pouco? Após limpar e, na hora de armazenar, é preciso tomar cuidado com a embalagem. Ao contrário do que muitos pensam, embalar roupas com plástico não é o recomendável. 

Para deixar a roupa “respirar”, utilizam-se capas de algodão ou TNT. Dessa forma, fica mais fácil do oxigênio circular entre as fibras das peças.

3. Defina o local ideal


Nem úmido, nem exposto à luz solar. O local ideal para guardar suas roupas, seja em guarda-roupas ou closet, deve estar sempre fresco e protegido da luz natural. Afinal, a alta exposição à luz do sol pode danificar as fibras e/ou alterar as cores das roupas.

Por outro lado, a umidade, outra vilã, pode facilitar a proliferação de traças e mofo. Sendo assim, escolha um espaço que esteja longe desses elementos.

 

4. Use aromas naturais


Mesmo tomando todos os cuidados, às vezes a roupa ainda fica com cheiro de roupa guardada. Por isso, há aromas naturais para deixá-las sempre cheirosas. Além das técnicas de armazenamento já conhecidas, você pode usar cravos e folhas de louros para perfumar.

Se para as roupas os aromas naturais são perfeitos, imagina para o ambiente. Optar por eles, deixa o quarto e o closet com cheiros sempre agradáveis.

 

5. Adote o sistema de rodízio


Armazenar roupas de forma eficiente também passa por uma estratégia de rodízio. Com a mudança das estações, muitas peças ficam sem utilidade e esquecidas no closet. Por isso, usa-se o sistema de rodízio para que isso não aconteça.

No verão, por exemplo, organize as roupas do inverno para lavar e guardar. Isso preserva e deixa a roupa pronta para o uso mesmo após meses de armazenamento. 

 

Existem procedimentos corretos quando o assunto é guardar e conservar vestuários sem uso. No texto de hoje, você conferiu como armazenar roupas a partir de 5 dicas essenciais e úteis para o seu dia a dia. Agora, chegou a hora de colocar em prática os ensinamentos deste post e organizar o closet.

Vai passar as férias em casa? Descubra também como organizar os espaços do apartamento.

Siga-nos no Instagram!