Notice: Undefined variable: slugPostMetaTags in /home/defaultwebsite/public/common/php/snippets/footer.php on line 59 Delman - Perfeito para o seu viver - Como adaptar um apartamento para segurança das crianças?

Blog

Como adaptar um apartamento para segurança das crianças?

20/01/2022 às 09h52

Proporcionar um lar seguro para os pequenos é desafio para os pais moradores de apartamento. Por isso, muitas vezes, se faz necessário adotar medidas preventivas, como adaptar ambientes e instalar dispositivos para segurança das crianças.

Essas medidas são necessárias porque, como sabemos, crianças muitas vezes não têm noção do perigo que correm. Além disso, costumam ser muito curiosas e desatentas a alguns obstáculos que surgem durante brincadeiras.

Se você é um pai ou mãe que quer saber como melhorar a segurança das crianças em casa, continue lendo este post! A seguir, você vai descobrir algumas das melhores práticas sobre o tema!

 

Segurança das crianças em apartamento


Ter ambientes seguros para os filhos é a garantia de ter um dia a dia mais tranquilo. E, para isso, aspectos como rede elétrica, mobília, objetos decorativos, entre outros, precisam receber uma atenção especial. Veja abaixo como deixar o seu apartamento ainda mais seguro para as crianças:

  

Instalar redes de proteção


A instalação de redes de proteção em apartamentos é uma das ações principais para prevenir acidentes graves ou até mesmo fatais. Assim, proteger varandas, sacadas e janelas é o primeiro passo para promover a segurança das crianças em apartamento.

No entanto, contrate um profissional experiente para a instalação e prefira redes de proteção de polietileno. Elas são as mais indicadas, pois possuem resistência ao corte de objetos como tesoura e faca.

Ter protetores nas tomadas


Explorar espaços e objetos com curiosidade é uma característica de qualquer criança. E as descobertas fazem parte dessa fase da vida. No entanto, o perigo pode morar nos detalhes: os buraquinhos das tomadas elétricas, por exemplo, são um prato cheio para os pequenos exploradores.

Por isso, infelizmente, os choques elétricos ainda estão entre os acidentes domésticos mais frequentes em crianças pequenas nos dias de hoje. A solução é a compra de protetores de tomada e a instalação em todos os cômodos do apartamento.

Isolar as fiações


Seguindo a mesma linha de raciocínio, outro ponto importante para a segurança das crianças em apartamento é o isolamento das fiações elétricas. Em toda reforma ou manutenção, preventiva e corretiva, as fiações precisam estar bem isoladas.

No entanto, a responsabilidade não deve ser apenas do profissional. Todos os pais, moradores de apartamento, devem fiscalizar os reparos e manutenções, com foco na segurança das crianças.

Proteger as quinas dos móveis


Criança precisa brincar. Por isso, a importância também de proteger as quinas dos móveis para evitar acidentes durante as brincadeiras em casa. As mobílias que podem receber esse tipo de proteção são: mesas, racks, cômodas, estantes, escrivaninhas, entre outras

As portas também merecem atenção redobrada. Instale travas de segurança para fixar a porta na parede enquanto ela estiver aberta. Essa simples ação evita que ela se feche de repente devido à ação do vento e cause hematomas, luxações ou fraturas nas crianças.

Deixar objetos cortantes fora do alcance


Ao ter uma criança em casa, é natural o cuidado com facas, tesouras e afins. No entanto, objetos de vidro como espelhos, quadros ou porta-retratos também precisam estar longe do alcance dos pequenos. 

Por isso, fique atento aos perigos que os itens decorativos dos cômodos do seu apartamento podem proporcionar às crianças.

 

Pensar estratégias para aumentar a segurança das crianças em apartamentos nunca é demais. Ao longo deste artigo, você aprendeu técnicas práticas para deixar o seu apartamento ainda mais seguro para os seus filhos.

Você acha este tema importante? Então, compartilhe este post em suas redes sociais!

Siga-nos no Instagram!