Notice: Undefined variable: slugPostMetaTags in /home/defaultwebsite/public/common/php/snippets/footer.php on line 59 Delman - Perfeito para o seu viver - Viver em condomínio: descubra direitos e deveres dos moradores
WhatsApp Subir

Blog

Viver em condomínio: descubra direitos e deveres dos moradores

15/09/2021 às 14h42

Viver em condomínio é o objetivo de quem busca, entre outras vantagens, mais lazer, segurança e conforto. No entanto, é preciso entender os seus direitos e deveres para conviver de forma harmoniosa e evitar situações de estresse.

Ao respeitar os princípios básicos de convivência, todos podem aproveitar os benefícios da vida em condomínio. Neste post, descubra quais são os seus principais direitos e deveres como morador. Confira!

 

Direitos

 

Ter acesso à prestação de contas


A transparência com os gastos é obrigatória em todo condomínio. As administradoras e os síndicos devem prestar contas aos moradores. Por isso, esse é o primeiro direito do texto e um dos mais importantes para que a convivência no prédio seja a melhor possível.

Usufruir dos espaços comuns


Viver em condomínio é sinônimo de diversão e qualidade de vida para todos do prédio. Por isso, o uso dos ambientes de lazer, como piscina, sauna, sala de jogos e espaço gourmet devem ter livre acesso, nos horários permitidos, a todos os moradores do residencial.

Ter voto válido nas assembleias


O morador tem o direito de participar das decisões do condomínio. Isso inclui a votação para: compras de materiais, reformas, eleições, contratações de terceiros, entre outras questões. Viver em condomínio é entender que a vontade geral com o bem comum deve prevalecer.

Pagar taxa proporcional


Outro direito do morador é referente as taxas cobradas pela administradora do condomínio. Para esses casos, a cobrança deve respeitar o tamanho da propriedade. O valor pago é proporcional ao tamanho e quantidade dos bens. A regra também considera o número de garagens.

 

Deveres

 

Respeitar o regimento interno


Não tem como falar dos deveres do morador sem falar no regimento interno do condomínio. Como o documento é votado e decidido em assembleia, as regras devem ser respeitadas. Afinal, a vontade geral está acima de opiniões e gostos particulares do morador.

Arcar com as multas


Se errou, tem que pagar. Um dos deveres principais dos moradores é arcar com as multas e com os juros, se houve. Pois, como visto, viver em condomínio também tem suas regras e o não cumprimento das normas ocasiona em penalidades.

Contribuir com a limpeza


Sujeira não combina com os ambientes do condomínio, já que as áreas comuns pertencem ao coletivo. Por isso, manter a ordem e higiene é mais um dever do morador. Afinal, não dá para aproveitar os espaços com lixo espalhado na área de lazer, não é mesmo?

Obedecer à lei do silêncio


O sossego dos moradores tem que prevalecer. Por isso, obedecer à lei do silêncio faz parte da boa convivência. Normalmente, é permitido barulho até às 22h. No entanto, mesmo no horário permitido, é recomendável não ultrapassar os limites de ruídos e volume de som.

 

Realizar o sonho de viver em condomínio pode ser ainda mais perfeito. Ao conhecer os seus direitos e deveres como morador, fica mais fácil evitar os conflitos e contornar as situações desagradáveis. Por fim, não custa lembrar: seja sempre cordial e aja com empatia diante de seus vizinhos.

 

Viver em condomínio é o sonho de muitos casais. Se é o seu caso, confira dicas de como escolher o apartamento ideal para essa fase da vida.

Siga-nos no Instagram!